Jundiaí / SP - domingo, 17 de janeiro de 2021

ANEURISMA ARTERIAL

Aneurisma Arterial


É a dilatação anormal e permanente de um determinado segmento de artérias, causada pelo enfraquecimento ou defeito estrutural da parede arterial. Uma vez enfraquecida, a parede arterial cede à pressão do sangue e se dilata. Essa dilatação aumenta cada vez mais, progredindo para a rotura da artéria que pode culminar com o óbito do paciente.

A arteriosclerose é a principal causa dos aneurismas, que podem ocorrer em diferentes partes do corpo. O AAA - aneurisma da aorta abdominal -, é o mais preocupante por ser muito freqüente e assintomático. Por isso, recomenda-se o check up periódico após os quarenta anos de idade e nos casos de predisposição à doença como: histórico familiar, aterosclerose, obesidade, sedentarismo, fumo, estresse, hipertensão arterial, diabetes e alterações no lipidograma (Colesterol e Triglicérides)

A ruptura e a trombose são as mais graves complicações do AAA. A ruptura do AAA é considerada uma emergência de altíssimo risco, mas pode ser evitada por meio do diagnóstico e cirurgia precoces.