Jundiaí / SP - quarta-feira, 02 de dezembro de 2020

LASER E VARIZES

O Laser


O  tratamento de Varizes com Endolaser  (Endovenous Laser Treatment), é um procedimento realizado com laser de diodo de alta potência  através de uma fibra óptica introduzida no interior da veia, com auxílio do ultra-som. Este procedimento é utilizado no tratamento das varizes dos membros inferiores  desde 1998 e, atualmente, como auxiliar no tratamento das úlceras. O equipamento utilizado é o mesmo aparelho de laser que é indicado para outros tratamentos com reconhecido sucesso. Nos casos de insuficiência venosa, o laser "seca" a veia com mal funcionamento, melhorando a dinâmica circulatória. Este procedimento é realizado ambulatorialmente sem necessidade de anestesia raquidiana ou peridural. Adicionalmente o laser  de diodo é aplicado diretamente na ferida, com baixa potência, reduzindo o número de bactérias no local e facilitando a cicatrização. Os dois procedimentos podem ser usados ao mesmo tempo, agilizando o processo de cura.

No tratamento convencional das úlceras, os pacientes devem ficar em repouso, com as pernas elevadas e/ ou  usar bandagens inelasticas impregnadas com medicamentos que ajudam a controlar o edema e favorecem a cicatrização. Somente depois que as feridas estiverem fechadas é possível indicar a cirurgia convencional. Neste caso, há necessidade de internação e anestesia raquidiana ou peridural, pois a veia com "mal funcionamento" é retirada da perna do paciente.

 

Estudos nacionais apontam que  entre 1,5% a 2,6%  da população apresentam úlcera, aberta ou cicatrizada. A incidência é maior nas mulheres e pacientes com mais de 60 anos. Mas a doença pode se manifestar na faixa etária de 20 anos a 50 anos, provocando marginalização social, afastamento do trabalho e até invalidez. Somente no Brasil, se estima que existam 2 milhões de aposentados que recebem o auxílio-doença. por causa da úlcera venosa. De acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde a freqüência destas úlceras equivale à do câncer e do diabetes.

Tratamento de Varizes com o Laser

 

O tratamento de Varizes de médio e grosso calibre com o Laser Endovenoso (EVL) é realizado na América do Norte e Europa desde 1998, e consiste na introdução de uma fibra óptica no interior da veia por meio de uma punção orientada pelo ultra-som.. Esta fibra condutora  de laser,  transmite a energia conduzida pelo feixe de luz até o interior da veia e, quando disparado,  acarreta  no aquecimento  e fechamento da veia, através de um processo que resulta na desnaturação das proteínas que compõe a estrutura do vaso, promovendo uma fibrose da veia. Este método permite o tratamento da insuficiência da veia safena interna e externa, bem como de outras veias varicosas mesmo na vigência de úlcera ativa.

A manutenção de uma veia insuficiente e o conseqüente refluxo acarretam no aumento da pressão venosa. A cirurgia de varizes se caracteriza pela retirada das veias doentes através de ganchos ou através do uso de fleboextrator no caso da veia safena .O tratamento a Laser (EVL) se diferencia por não haver a retirada da veia insuficiente, mas sim o tratamento endovenoso, causando a lesão da parede e seu fechamento.

Deste modo apresenta algumas diferenças em relação à cirurgia convencional :
- anestesia local
- é realizada em caráter ambulatorial (sem internação)
- não há necessidade de repouso após o procedimento

Tanto a cirurgia convencional (já utlilizada há tempo e reconhecidamente funcional), quanto a cirurgia endovenosa apresentam ótimos resultados, quando bem indicadas e realizadas por profissionais treinados e competentes.